VIVENCIAL

Viver o cotidiano não exime da tarefa de pensá-lo, como não o faz a prática de experienciar a cultura em suas formas mais acabadas, inclusive naquilo em que nelas se imiscui a chamada vida comum. A proposta deste blog é constituir um espaço de intersecção entre esses campos vivenciais para pessoas que, como nós, têm na reflexão crítica um imperativo para a existência digna do corpo e do espírito – individual e social.

domingo, 16 de setembro de 2012

"Prata da casa"? Fabio Brum is Gold Holly, Bigfield!!!

O site Midiamax é um dos poucos informativos mais ou menos imparciais deste Estado de Coisas, mas eu vou pedir licença pra começar esta crônica xingando o jornalista ou quem quer que seja que noticiou o show de Fabio Brum & Renato "Bêbados" + João "Bohan" Bosco e João Carlos como um show "prata da casa": mano, disponha de seus dedos, faça uso deles num ralador e só pare quando se convencer da ignomínia que escreveste!

Consagrada que seja, a expressão "prata da casa" é uma ofensa nesse caso, como em tantos outros... É a mesma história de que "santo de casa não faz milagre": se o que esses caras fizeram ontem no Fly não foi uma sequência magnífica de milagres, eu não sei o que foi!

E Fabio Brum não é "prata da casa" coisa nenhuma: é ouro lavrado, "ouro nativo que na ganga impura a bruta mina dos cascalhos vela", como certamente diria o Bilac. Gold Holly, se me permitem, em homenagem à versão de Buddy Holly que foi um dos melhores momentos da noite, com guitarradas sublimes que com certeza chegaram ao céu, ao inferno ou aonde quer que esteja o velho Bode.

Dito isto, esclareço que acompanho - mal e porcamente, até porque morei fora muito tempo - os Bêbados e, antes deles, a Blues Band desde os anos 90, desde os tempos do Sucão, quando quem os empresariava era o velho Gil, e eles tocavam no chão, no centro de um inferninho iluminado, Fabio solando endemoniadamente, o Renato em plena potência roufenha, a fumaça pairando no ar e o povo dançando em volta, tomado... Acho que esses shows foram minhas primeiras experiências da música como algo definitivamente transcendental.

O que eu eu vi essa noite não foram essas cenas reprisadas, mas esse espírito ressuscitado, e, no caso do maior guitar hero bigfieldense, ainda acrescido da experiência que não domou, mas se somou ao virtuosismo feroz que já corria no sangue. Fabio não é o tipo de guitarrista que se contenta em fazer "um som perfeito", mas que não hesita em se arriscar pra se transcender, sem se importar se vai errar ou não; e mete a mão na massa com fúria e paixão, extraindo da guitarra  (uma Gibson, salvo engano, alguém me disse) timbres fantásticos e fortíssimos (que me lembram um pouco as coisas mais viscerais do The Who), seja nas repetições hipnóticas ou nos solos desvairados, e ainda nas levadas rítmicas turbilhonantes. O tempo inteiro o alvo de Fabio é o transcendente, embora uma transcendência que não abre mão do corpo, mas leva o corpo junto.

E o que dizer da batera de Bosco, rindo lá no fundo como quem toca anima uma festa de aniversário e solando como um John Boham em tempo acelerado? Não é à toa que ele é pai de Jean "Boham" Albernaz, que, quando somar à sua ferocidade e precisão tudo o que pai sabe, vai ser o melhor baterista do mundo - aí sim, sem exagero retórico, um John Boham renascido, como eu disse no post anterior. Aliás, corrigindo, um Boham-Grhol. Mas, voltando à noite de ontem, Renato também estava em estado de graça, e o baixão de João Carlos pulsou firme e denso o tempo todo. Erraram pra caralho, mas fizeram um show único, com toda a garra que o improviso traz ao blues.

João "Boham" Bosco (ao centro), nos velhos tempos do
Alta Tensão (do clássico "Paranóia", hino extraoficial
de Bigfield).
Uma cena que merecia ser registrada: o momento em que Fabio chamou Jefferson, guitarrista do Wishky de Segunda, ao palco e exigiu que ele assumisse sua guitarra: tímido, e talvez ainda mais intimidado pela responsa, tocando de total improviso, ele não fez tudo o que faz no Rota toda sexta, mas mostrou que é sim o herdeiro legítimo da vitalidade Fabio Brum, embora com uma técnica própria, que eu não vou tentar descrever.

E tudo isso em Bigfield, esse campo grande dos infernos que não valoriza seus talentos. A terra, conforme um papo com o Jonatas Bobadilha (baixista da banda Neptuno, que eu ainda quero ver em ação) na saída do show, onde o bluesão dos guetos norte-americanos encarnou, provavelmente como em nenhuma outra do Brasil. É verdade, Jonatas: com todo o respeito ao grande Celso BB, os kings estão aqui!...

Mas sem competição! Vida longa ao blues, vida longa a Fabio "Holly" Brum, vida longa a Renato e seus blues bêbados! Porra, nem falei das letras do Renato... fica para a próxima. A vontade é de lançar um movimento: Volta, Blues Band!!!

2 comentários:

  1. Grande Ravel, prazer em te conhecer, não me atrevo a dar pitacos, seu texto foi excelente ! As lendas, ontem se tivesse a presença do Marcelão no baixo, que se tornou um baixista místico em toda minha vida acompanhando a música, a banda estaria completa, o som soaria com aquele ar Blues que você talvez só encontre em algum gueto obscuro americano, obviamente nadica de nada contra o Eric ou o João Carlos, são dois músicos sensacionais, mas acho que hão de concordar que existe um certo misticismo em termos acompanhado a história dessas figuras nesse meio tão "sentimental" que é o Blues e nesses momentos de reunião são pessoas que têm algo a extravasar e passar pra gente que aprecia a música quase como uma arte. Eu ia falar do Renatão, mas eu tenho muito respeito por ele, o texto seria longo demais kkkkkkkkkkkkkkkkk, sucesso pro seu blog, vou acompanhar sempre agora...

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    1. Valeu, Jony! O papo foi mnuito legal, mesmo, coisa rara, hoje em dia, encontrar alguém pra trocar uma ideia num show de rock! E concordo com vc quanto à formação "clássica" dos Bêbados... pô, como era o nome do baterista de quem nós falávamos, mesmo? Ah, esse blog não tem futuro não, rs...

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