VIVENCIAL

Viver o cotidiano não exime da tarefa de pensá-lo, como não o faz a prática de experienciar a cultura em suas formas mais acabadas, inclusive naquilo em que nelas se imiscui a chamada vida comum. A proposta deste blog é constituir um espaço de intersecção entre esses campos vivenciais para pessoas que, como nós, têm na reflexão crítica um imperativo para a existência digna do corpo e do espírito – individual e social.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cidade dos Desejos




"Aqui é um lugar de desamor."
T.S. Eliot

- I -
A realidade do sonho em um mundo onde o imaginário foi colonizado pela indústria cultural do capitalismo é semelhante aos filmes de Hollywood. As pessoas são gentis, sorridentes e ingenuamete belas. Sonho e pesadelo se confundem. O real é idealizado. Existe um poder obscuro que comanda este mundo. São os poderes das trevas. As pessoas vivem narcotizadas. Alguns perdem sua identidade e a reconstroem a partir dos mitos do cinema, pois são sua única referência. Não há desconfiança entre as pessoas, elas se enganam sem o saber, são idealistas-oportunistas. Existem vários níveis de bajulação, cada um desprezando quem está abaixo e chubolando quem se encontra acima de sua classe social. O artista sente-se independente deste jogo macabro, mas não está. Ele é dependente do dinheiro de quem comanda a indústria cultura. A rebeldia do artista se limita a um terrorismo infantil e inócuo que não representa ameaça para o sistema.

Os crimes de acerto de contas entre os bandidos atingem sempre vítimas inocentes. "Vamos, será como no cinema! A gente finge ser outra pessoa". O superego não existe para as pessoas, elas traem-se com a maior tranquilidade e a culpa, se existe, é sempre do outro. "O inferno são os outros". A identidade desintegra-se e não nos reconhecemos, procuramos desesperadamente saber quem somos. É um mundo kafkiano, uma rede de poderes manipulando as pessoas de maneira invisível, enquadrando-as violentamente, às vezes explícita, outras vezes não, se tentam questionar esta lógica. Nesse mundo (não se sabe qual) a identidade sexual também se perde.

Tudo lhe é permitido, menos o essencial. No entanto, mesmo no inautêntico reside um pouco de autenticidade. Na cidade dos desejos nossos sonhos secretos se realizam ,mas como simulacro, uma imitação barata da vida real. Dissimulamos nossa experiência, nosso prazer e nosso sentimento. "Não há banda. Isto é apenas uma gravação." Nos iludimos constantemente. Como afirmava Kafka: nosso mundo tem como princípio básico a mentira universal.

- II -
O filme Cidade dos Sonhos do cineasta estadunidense David Lynch é uma obra ao mesmo tempo linda e triste. É uma síntese de boa parte de sua filmografia. Neste filme perturbador encontramos elementos de Veludo Azul, de Os Últimos Dias de Laura Palmer e A Estrada Perdida. A história nos mostra que só podemos amar plenamente e sermos verdadeiramente felizes nos sonhos. A vida desperta é um pesadelo sem esperança. Neste mundo aqueles que amam intensamente estão condenados à loucura e ao fracasso. Apenas os frios de coração,que não amam ninguém, a não ser a si mesmos, conseguem vencer. O mundo capitalista foi feito para essas pessoas e é nesta selva que eles triunfam. Aqueles que amam profundamente estão em extinção. Esse filme me deixou abalado, passei o dia seguinte possuído por essa história trágica. Foi um dia depois que consegui refletir sobre a lucidez pessimista representada nessa obra de um artista genial. Como tudo que acontece comigo, de maneira retardatária. A mensagem implícita de David Lynch é que nossa existência é um deserto, uma fantasmagoria que revela nosso desespero e solidão, onde não há lugar para compaixão. É um sociedade opressiva que enquadra de forma sutilmente violenta todos que tentem escapar da sua lógica destrutiva. Não há solidariedade entre os seres esmagados por essa estrutura monstruosa, somente nos sonhos encontramos instantes de felicidade real. É um filme radical. Lynch leva ao extremo sua visão pessimista, por isso lúcida, da sociedade estadunidense, sua reificação, perversidade, desumanidade e desolação. Os que amam com paixão e desvario estão condenados a serem coadjuvantes dos mais fortes, os sem-coração, os protagonistas deste teatro macabro em que se transformou o capitalismo tardio. Esse mundo se revela, sob o Véu de Maya, como um corpo em putrefação, uma estrada perdida, um pesadelo do qual não conseguimos despertar e que aguarda ansiosamente pela sua morte. Mais uma coisinha. O espectador, assim como a personagem principal e também todo ser humano oprimido por este sistema iníquo ,é jogado abruptamente do sonho para o pesadelo da vida real, sem nenhum aviso ou proteção. Somos simplesmente lançados na selva da cidade moderna, processo que durou séculos, sem termos tempo de reagir a esta agressão infame que nos é imposta. O ser humano é esmagado pelo peso de uma realidade asfixiante, sem um abrigo para sua alma desamparada. Neste meio alucinado o amor transforma-se também em mais um vício, numa droga poderosa. O exemplo disso é a vida da protagonista, Betty-Diane, que entra em um processo de destrutividade que a leva a encomendar o assassinato de sua amada. Consumida pela culpa, primeiro ela enlouquece e depois se mata. Uma profecia anunciada. Aqui é um lugar de desamor, nos lembra T.S. Eliot, outro grande poeta dos Estados Unidos, mais um crítico radical da modernidade.

- III -
Nesta dança universal da morte nossos sentidos são estimulados até a completa exaustão. Somos programados desde crianças a desejar ansiosamente uma vida de mercadorias que agora precisa ser descartada com a nossa contribuição. Este moinho satânico destrói as vidas a uma velocidade alucinate, conforma nossa condição existencial de meras fantasmagorias que povoam as cidades. Não nos damos conta que estamos caminhando para um novo holocausto planejado para atender as necessidades de lucro do capital. Atingimos o ápice de uma sociedade desumana, com uma lógica irracional que está travestida de um sentido humano e que, no entanto, despe-se de sua ideologia humanista e mostra sua face cadavérica para o horror de alguns e a resignação da maioria. É o drama barroco moderno analisado por Walter Benjamin, que envolve todos nós em uma celebração da destruição e do caos. Deus está morto, tudo é permitido e o coração deste mundo mergulha nas profundezas da noite cósmica. A história não começou, o ser humano não nasceu e estamos encenando um teatro macabro cheio de som e de fúria que nada significa. Veja Almador! A superabundância de coisas que encontramos na cidade. Quantas maravilhas disponíveis para a fruição desinteressada: mulheres bonitas, comidas de todo o mundo, diversões, carros do ano, teatro, cinema, shows, rodeios, festas, bebidas, cocaína, zuka, prostitutas, escolas, universidades, shoppings, igrejas, etc. O tempo é pouco para aproveitar tudo isso na velocidade que o capital exige. Tempo de trabalho e tempo de consumo preenchem toda nossa existência e, no entanto,estamos sempre insatisfeitos e irritados, porque somos induzidos a pensar que merecemos mais, que podemos conseguir mais, sem nos perguntarmos a razão de todo esse frenesi consumista. É um mundo dominado pela forma-mercadoria, no qual servimos apenas de suporte para a valorização do capital, onde o que existe são relações entre coisas e relações coisificadas entre pessoas. Um ótimo antídoto contra essa cultura farisaica é a proposta do romantismo revolucionário que busca reencantar as relações interpessoais, reaproximando as pessoas dos valores místicos, coletivos e solidários. É uma espécie de religião da natureza proposta por Hölderlin e Coleridge, poetas românticos que procuraram negar a reificação capitalista em sua totalidade, tanto na economia quanto na cultura, tateando desesperadamente por uma utopia que iluminasse este tempo sombrio, vislumbrando na natureza um novo tipo de sociabilidade, uma nova consciência que libertasse o ser humano das correntes da cobiça e do individualismo.

4 comentários:

  1. Sebastião: ainda bem q vc falou em romantismo revolucionário, pois uma vertente significativa do romantismo é reacionária.

    Com a crise e com a ameaça de tragédias ambientais, vamos ter q consumir menos. Como numa aldeia em Nova Friburgo, é provável q iremos ter q dividir água e comida com os vizinhos e enterrar os mortos no jardim. O significante em Nova Friburgo deslizou e revelou o futuro do Brasil.

    Agora, sabe q Lynch me ajudou numa experiência metafísica? Eu estava sonhando com a morte com frequência. E, quando vi a Estrada Perdida, vi a face de um dos personagens e criei coragem para devolver uma máscara de caveira a uma ex-namorada. A máscara era dela e acho q era a causadora dos sonhos. Mas só A Estrada Perdida me revelou isso. Pq, não sei.

    Abs do Lúcio Jr.

    ResponderExcluir
  2. Sebastião,

    Gostei muito do seu texto, o filme me causou também uma sensação assim, avassaladora, bela e triste, o amor em extinção, a projeção da felicidade idealizada, a opressão capitalista... Essa possibilidade de só sermos felizes no sonho vai sendo pouco a pouco denunciada em sua impossibilidade: a cada exagero dos sorrisos caricatos, das figuras paternais e maternais sempre acolhedoras, das roupas cor-de-rosa... “I can’t believe it”, diz Betty ao chegar a Hollywood. É mesmo difícil de acreditar, e Betty não "pode" acreditar, já marcando o "faz de conta" do cinema consumível hollywoodiano, apontando para suas ilusões, sua ficcionalidade, mas também, e principalmente, é uma frase que logo de início revela um limite: estamos num lugar de travessia, numa projeção de felicidade em cuja realidade não é possível acreditar e, por isso mesmo, ao mesmo tempo, em que é preciso acreditar: acreditar é uma necessidade, como o é a crença religiosa e o amor, ambos tentando driblar a morte. Também nós, como espectadores, fazemos o percurso: sei que o que vejo na tela não é real, mas acredito pela necessidade de vivenciar aquilo já existia em mim, mas não parecia existir, algo que se projeta em mim e em que me projeto, sem o qual não tenho saída. “Now I’m in this dream world!”: e que mundos seriam tão familiares quanto estranhos, como o sonho e o cinema? Trair minha projeção justamente pelo excesso de felicidade que essa projeção provoca, por seu excesso de fidelidade às minhas expectativas: excesso caricato como os rostos absurdamente sorridentes (e estranhamente malignos) do casal de velhinhos que chega com Betty em Hollywood. O excesso torna a projeção insustentável e a familiaridade cada vez mais estranha. Você diz: "O expectador, assim como a personagem principal e também todo ser humano oprimido por este sistema iníquo ,é jogado abruptamente do sonho para o pesadelo da vida real, sem nenhum aviso ou proteção". Eu sinto a mesma coisa. Você diz: "A mensagem implícita de David Lynch é que nossa existência é um deserto, uma fantasmagoria que revela nosso desespero e solidão, onde não há lugar para compaixão. É um sociedade opressiva que enquadra de forma sutilmente violenta todos que tentem escapar da sua lógica destrutiva. Não há solidariedade entre os seres esmagados por essa estrutura monstruosa, somente nos sonhos encontramos instantes de felicidade real." Também acho, as projeções do cinema hollywoodiano são as mesmas projeções do sonho capitalista de felicidade (casa, trabalho, amor), e esse sonho, a revelação das monstruosidades de seus bastidores, provoca a ilusão e a desilusão de Betty/Diane. Esses instantes de felicidade real do sonho são mesmo instantes, que logo vão sendo mostrados ilusórios, e nós, cada vez mais sem saída. O capitalismo estadunidense, com o cinema estadunidense: os bastidores corruptos do filme que projeta nossa felicidade e nossa desilusão.
    Gostei muito da sua leitura, que não é apenas do filme, mas também de si mesmo e do mundo em que nos encontramos assim oprimidos, rejeitados, descartados, meros coadjuvantes.

    Um abraço,

    Lígia

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Lígia.Fiquei emocionado ao ler seu comentário.É ótimo conhecer pessoas que compartilham idéias e sofrimentos parecidos.Apesar do retrato sombrio do nosso mundo,continuo com a esperança de assistir ao fim de todo esse horror produzido pelo capitalismo. J.G. Ballard em seu romance Crash,que foi adaptado para o cinema pelo cineasta David Cronemberg,afirma que o mundo de hoje é uma grande ficção dominada pelo sexo e pela paranóia.Cabe aos escritores criarem uma nova realidade para fugir deste inferno. Fica implícito a necessidade de novas utopias,como defendeu o economista Celso Furtado.Essa construção começa em nosso dia a dia,com a nossa limpeza de todo esse lamaçal que nos envolve cotidianamente.Temos que assumir essa guerra utilizando a arma da crítica e da auto crítica.

    Um abraço fraterno.

    Sebastião.

    ResponderExcluir
  4. Sebastião meu caro, eu te li, eu me impressionei, mas também me preocupei, não sei se comigo ou se com você. Enxergar tudo isso, com essa profundidade e falta de inocência, sobre esse filme, me fez pensar, mais uma vez, até que ponto o conhecimento é pernicioso. Não sei lhe responder, só sei dividir esse pensamento, por hora. De todo modo, obrigado por me permitir lê-lo, você também me impressiona a partir de hoje,assim como eu e minha música à ti a partir de ontem e isso, para mim é fundamental em relações humanas, a admiração. Fica meu abraço! Gilberto Stefan.

    ResponderExcluir