tag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post7084848595226787132..comments2023-06-29T07:55:42.412-07:00Comments on arquivos críticos: Musil, Törless e a radiografia do indizívelRavelhttp://www.blogger.com/profile/03640299568845349354noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post-81051776305804742152011-07-14T12:06:55.989-07:002011-07-14T12:06:55.989-07:00Acho que é de bom tom dar o link, no SERgioSonico ...Acho que é de bom tom dar o link, no SERgioSonico (um dos blogs que inspiraram a criação deste), para o referido poema, chamando atenção, inclusive para o subsequente debate a propósito do ser aquático implicado na questão: http://sergiosonico.blogspot.com/2007/12/quintana-e-quintais.html<br />Ainda ontem, aliás, uma amiga que eu não via há décadas (e provavelmente não verei de novo outras tantas) me reafirmava sua fé na Era de Aquário. Ou será a Era do Mar Redivivo? Vai saber.Ravelhttps://www.blogger.com/profile/03640299568845349354noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post-67393152312473595912011-07-14T05:51:13.773-07:002011-07-14T05:51:13.773-07:00Amigo Ravel (grande Maurice Ravel! Bela homenagem ...Amigo Ravel (grande Maurice Ravel! Bela homenagem - se é que é mesmo homenagem), honra a mim também ter vc me acompanhando. E fostes tu quem teve a iniciativa. Quer saber de uma grande verdade? Quando dou uma olhada no status de alguns dos que me acompanham, fico até meio besta - é o teu caso. E isso não é MESMO rasgação de seda. <br /><br />Infim, quanto ao Quintana lá, já me alertaram e vc viu q me apressei em alertar ao próximo, que aquele poeminha "sujo" (entre mil aspas), é apócrifo. <br /><br />Mas, sinceramente, não entendo como o talento original de quem escreveu o cujo se esconderia por trás do nome de Mário Quintana. Já q acredito q o próprio Mário ou até Deus! em pessoa, assinaria numa boa "A criação da xoxota". Numa boa e com louvor!<br /><br />Abraços! Tamos aí (e lá).Sergiohttps://www.blogger.com/profile/12084632249212405527noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post-47268107677299457462011-07-04T17:53:31.135-07:002011-07-04T17:53:31.135-07:00Recebi por e-mail, de duas colegas e amigas, dois ...Recebi por e-mail, de duas colegas e amigas, dois comentários sobre este post, contendo impressões de leitura do livro de Musil, e achei que valia a pena pelo menos comentá-los aqui. Fabiana Rached de Almeida me diz que o leu há anos e ficou com ele travado na garganta; testemunha sua qualidade e lembra que, em se tratando de uma obra de tal quilate (ela usa uma expressão que talvez prefira que eu não reproduza :), a discussão temática e estética nunca acaba. Ana Paula Gomide, que assina uma bela postagem (Administração para a morte) neste blog, comenta que adorou o romance quando o leu tempos atrás, mas também me sugere, rindo virtualmente, que é um livro um pouco "pesado" para uma leitura de férias. Eu concordo com as duas, mas replico à Ana que além de pesado o livro é belíssimo, e com um potencial emocional e moralmente libertário muito grande. Então, vale a pena, mesmo nas férias. Pode reler, viu, Ana? :)<br /> <br />A propósito, a Estante Virtual tem muitos e muitos volumes. Na primeira página da lista, com exceção de um único exemplar, todos ficam entre 5 e 10 reais: http://www.estantevirtual.com.br/q/robert-musil-o-jovem-torless/2Ravelhttps://www.blogger.com/profile/03640299568845349354noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post-46680765286431796102011-07-04T08:17:22.362-07:002011-07-04T08:17:22.362-07:00Minha grande e querida mestra: "estar podendo...Minha grande e querida mestra: "estar podendo" não é linguagem clariceana, mas "gíria jovem", ou de jovens de uns dias atrás. Se bem que Clarice usava gírias, não? Em todo caso, gramaticalmente faltaria um verbo aí, e é "gastar". "Estar podendo" é ter dinheiro, e o que me incomodava - e mais ainda a outros colegas - era quando algum professor sem percepção psicológica ou sociológica contava de suas férias na praia com os filhos e depois perguntava para os alunos pobres a respeito das suas. Isso em Corumbá, há trocentos anos, no ensino fundamental, mas o sentimento elitista ainda grassa em nossa categoria, inclusive no ensino superior. Não é o seu caso, que dedica seu tempo e sua inteligência tanto a Rosa ou Clarice quanto a Carolina de Jesus, além desse trabalho artístico e social fantástico que é o Lume. Por outro lado, só recentemente o IEL se abriu para cursos (noturnos, certo?) de Licenciatura, ou seja, para demandas mais efetivamente sociais que as demandas em que intervêm, digamos, os sociólogos da literatura. O que nos lembra que sair dos paradoxos poéticos para os sociais é um gesto tão necessário quanto potencialmente esquivo.<br /><br />Mas que belo evento! E para mim, do maior interesse. Quero ir sim, e tomo a liberdade de estender o convite aos leitores e colegas do blog, inclusive o Tião, que prepara um projeto sobre Dostoievski na perspectiva do sagrado.<br /><br />Muito obrigado pelo comentário! Um grande e saudoso abraço do eterno aprendiz<br /><br />Ravel.Ravelhttps://www.blogger.com/profile/03640299568845349354noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post-50760891398969575882011-07-03T23:54:24.323-07:002011-07-03T23:54:24.323-07:00Boa noite, Ravel,
O que quer dizer: "achava m...Boa noite, Ravel,<br />O que quer dizer: "achava muito grotesco, quando estudante, a maior parte dos professores não saberem que muitos alunos "não podem nada" nas férias. Ultimamente, tampouco os professores andam "podendo" muito, mas muitos continuam sem saber." Poder o que? É linguagem clariceana?<br />Gostei dos comentários sobre o jovem Törless, que precisariam continuar. <br />Talvez, visto que v. fala do indizível - sim: o medo, o desejo e o desamparo - lhe possa interessar um evento duplo:<br />Agosto 2011<br />Local: Auditório do IEL-UNICAMP<br /><br />Dia 08.08<br /><br />III Colóquio Margens – Estudos interdisciplinares nas fronteiras da literatura e da linguagem - em dois tempos<br />Tempo 1 - Fronteiras e margens com o olhar dos estudos da linguagem.<br /><br />Manhã: 10hs-12hs<br />O levante da palavra marginal: Heloisa Buarque de Hollanda <br />Moderadoras: Suzi Frankl Sperber e Anna Christina Bentes<br /><br />Tarde: 14hs-17hs<br />Mesa redonda interdisciplinar: Alteridade e dialogismo (ou questões abertas pelo estudo sobre as margens) - Anna Christina Bentes, Suzi Frankl Sperber - Debatedora: Heloisa Buarque de Hollanda<br /><br />18hs: Apresentação do filme Mahabharata de Peter Brook (155 minutos) <br /><br />Tempo 2 <br />Dias 09, 10, 11.08.2011<br />II Encontro “Literatura e Sagrado” – fronteiras e margens do sagrado com o olhar dos estudos literários. Dias 09, 10 e 11 de agosto de 2011.<br /><br />Obrigada, Ravel!!! Aguardo mais Törless. Boas férias!<br /><br />Suzi Frankl SperberDiadorimhttps://www.blogger.com/profile/08473189094136564336noreply@blogger.com