tag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post6551100892815273974..comments2023-06-29T07:55:42.412-07:00Comments on arquivos críticos: Administração para a morteRavelhttp://www.blogger.com/profile/03640299568845349354noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post-41613156821826246772011-03-25T12:09:49.917-07:002011-03-25T12:09:49.917-07:00Tem outra coisa: na tradição do marxismo clássico,...Tem outra coisa: na tradição do marxismo clássico, o trabalho - a práxis, conceito "materialismo" de herança, no fundo, idealista-hegeliana - e, enfim, o supracitado "desenvolvimento das forças materiais", e a "consciência do proletariado" etc., também libertam. Mas eu acho que, mesmo com todo o risco das vizinhanças perigosas, há aí uma dimensão afirmativa e fundamental, enquanto delineadora, mesmo, dos horizontes existenciais, que nós, ditos intelectuais, estamos sempre em vias de perder. Meu relativo incômodo (porque há aí também, é claro, algo de fundamental) com a centralidade da noção de negatividade em Adorno tem a ver com isso. Aliás, Derrida (para recuperar o segundo nome que invoquei na postagem inicial do blog) também tem uma ênfase na negatividade, embora de forma diferente, mais ligada, talvez, à tradição da teologia negativa. E tanto isso quanto apostar as fichas num conceito subsunsor como o Espírito Absoluto pra mim tem sempre um gostinho de niilismo europeu...<br />Abço,<br />R.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post-77971298295519678262011-03-25T09:06:32.099-07:002011-03-25T09:06:32.099-07:00Oi, Ana! Faz tanto que quero fazer esse comentário...Oi, Ana! Faz tanto que quero fazer esse comentário que até pensei que já o tinha feito. É que pouco antes da sua postagem eu havia pensado sobre minha ânsia mais ou menos recente de "achar uma colocação", ou seja, de fazer um concurso em uma universidade federal etc. Você não só testemunhou isso como me abrigou (e a uma verdadeira trupe - de desaprovados!) em sua casa num dessas circunstâncias... Pois eu acabei desistindo meio que naturalmente disso; um tipo de conformismo, decerto, mas, enfim, com isso preservei mais algumas migualhas de meu tempo livre, que é o que me permite, por exemplo, "perdê-lo" agora. É engraçado como quem dizer zelar por uma atuação e consciência críticas muitas vezes não pensa criticamente seus próprios meios e instrumentos de atuação, sendo que o mundo (o "desenvolvimento material das forças produtivas" etc.) não apenas torna isso como também um projeto de desconstrução - eu diria desfabricação - do aparato técnico-opressivo reinante uma demanda cada vez mais premente. E, lembrando a mensagem sobre a receita vegetariana que você atribuiu (não sem razão!) a um doido, você sabe - e é uma demanda minha expressar isso sempre - que pra mim isso tem uma dimensão uma dimensão antropológica literalmente visceral. A foto que você escolheu me lembra tremendamente a entrada de um matadouro (aliás, você fez sua postagem no mesmo dia que eu fiz a última do Lúcio), e há inclusive um livro do Kurt Vonnegut sobre a 2a Guerra chamado Matadouro 5, e, enfim, eu fiquei pensando o que diria diante de tal portal um boi "a serviço" do homem que soubesse ler alemão (ou tivesse acesso ao tradutor do google, como eu tenho). Aliás, estou lendo A Máquina do Tempo do Wells, e acabo de chagar na parte em que o narrador diz que os Elois sãpapenas carne de engorda dos Morlocks. E nós, seremos de quem?<br />E tenho mugido!<br />Abração,<br />Ravel.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post-68010126509113316252011-03-18T16:08:45.152-07:002011-03-18T16:08:45.152-07:00Obrigada, Sebastião! Vindo de você é um GRANDE elo...Obrigada, Sebastião! Vindo de você é um GRANDE elogio (só você entende a teoria crítica rsrsrs).<br />Abração!Ana Paulanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post-79077796029027166352011-03-18T13:21:22.072-07:002011-03-18T13:21:22.072-07:00Lindo texto Ana!Hoje li um livro do saudoso Octávi...Lindo texto Ana!Hoje li um livro do saudoso Octávio Ianni chamado Capitalismo,Violência e Terrorismo publicado em 2004. Ele abraça as teses frankfurtianas da relação do nazismo com o desenvolvimento da razão instrumental,da racionalização que se desenvolve com o capitalismo. A fábrica capitalista é o protótipo dos campos de concentração, cuja lógica se estende para a cidade,a cultura e as relações interpessoais e afetivas. É o reino da barbárie administrada.<br /><br />Um abraço fraterno.<br /><br />Sebastião.Sebastiãohttps://www.blogger.com/profile/09869256363410783388noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7193332488133286996.post-2191611626196971532011-03-12T12:45:30.893-08:002011-03-12T12:45:30.893-08:00Hum... Em qualquer sistema pode-se evidenciar sacr...Hum... Em qualquer sistema pode-se evidenciar sacrifício de duas formas: renúncia voluntária ou forçada. No capitalismo se é usado e usa-se; por força priva-se da consciência a fim de explorar o meio, e voluntariamente admira-se a prosperidade alcançada com esmero e ética. No socialismo se explora, ou se divide, ainda mais. As pessoas abrem mão de serem proprietários de suas potencialidades, voluntariamente ou não. A ambição é reprimida, a paciência é supervalorizada. Se o socialismo é melhor, quanto maior o nível de sacrifício das pessoas, melhor é o sistema. O homem é mal desde a infância, é melhor sacrificar seus instintos. Mas será que a felicidade, que é o importante, é tão dependente do sistema? Poxa, prova-se se o sistema é bom quando consegue englobar a todos... muito vago isso. Se estiver desempregado, está excluído. Eu estou desempregado e estou no sistema! É... mas também fugi para a escola para não ser discriminado (risos). Mas o importante é que estou feliz.<br />Abraço!Wesley Rezendehttps://www.blogger.com/profile/07812542400050709774noreply@blogger.com